top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanillo Bettoni

Chapisco, Emboço ou Reboco?

O que é e qual a diferença entre eles?

Chapisco, emboço e reboco são camadas de argamassas para o revestimento de paredes e muros com diferentes espessuras e finalidades! De modo geral, o chapisco serve para aumentar a aderência entre a alvenaria e o revestimento (pintura, azulejos, papel de parede, entre outros).

Já o emboço (massa grossa) tem a finalidade de corrigir pequenas irregularidades no assentamento da alvenaria, protegendo também de intempéries. E o reboco (massa fina), que pode ser opcional, é a camada que dá o acabamento e prepara a alvenaria para receber a tinta.

Diferenças entre etapas do reboco
Chapisco, Emboço, Reboco

Chapisco

Feito de cimento, areia grossa e água, o chapisco é a primeira camada aplicada para revestir a alvenaria. Ele tem contato direto com os tijolos e serve para criar uma superfície rugosa que proporcione aderência para o emboço.

Geralmente é preparado com um traço de 1:3 (cimento: areia média/grossa). Tem espessura de 3 a 5 milímetrose textura viscosa e fluida, o que facilita a penetração nos tijolos.

Para melhorar a aderência do chapisco e garantir maior qualidade no revestimento, a mistura deve levar aditivos.

Diferenças entre etapas do reboco
Chapisco, Emboço, Reboco

Emboço

Essa segunda camada de argamassa serve para regularizar a superfície, corrigindo pequenas imperfeições do assentamento. Também tem o intuito de proteger a alvenaria de intempéries, melhorando o acabamento do revestimento.

Tem espessura de 1,5 a 2 centímetros em paredes internas e de 3 a 4 centímetros em paredes externas. Pode ser preparado com diferentes traços: 1:2:8 ou 1:2:9 de cimento, cal, areia grossa ou média e água.

Diferenças entre etapas do reboco
Chapisco, Emboço, Reboco

Se a sua parede for receber como revestimento azulejos, porcelanatos ou outro tipo de placa, não é necessário fazer o reboco. Se sua parede for receber pintura, aí é preciso fazer o acabamento com o reboco.

Reboco

A última camada de argamassa tem a finalidade de deixar a parede lisa e plana para a aplicação da tinta. O reboco possui espessura média de 5 milímetros e o traço é de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água. Para seu preparo, também podem ser utilizados aditivos, como impermeabilizantes, para proteger a pintura.

Diferenças entre etapas do reboco
Chapisco, Emboço, Reboco

Cronograma de aplicação do chapisco, emboço e reboco

Confira o cronograma ideal para a aplicação de cada uma dessas camadas de argamassa na alvenaria.

  • Chapisco: Após a execução da alvenaria, é preciso esperar 14 dias (caso seja estrutural não armada ou alvenaria de vedação) para fazer o chapisco. Se a alvenaria for estrutural armada ou de concreto, o prazo aumenta para 28 dias.


  • Emboço: Depois, é preciso esperar o tempo de cura do chapisco, de no mínimo 3 dias, para aplicar o emboço.


  • Reboco: Se o emboço tiver tido adição de cal, será necessário esperar pelo menos 21 dias. Se foi feito com argamassa mista ou hidráulica, o prazo mínimo é de 7 dias. E depois da execução do reboco, é preciso esperar pelo menos 21 dias para a cura das camadas para aí então assentar os revestimentos.


Como calcular a quantidade de materiais para cada etapa?

Você pode optar tanto por comprar a argamassa pronta como fazê-la na obra (com cimento, areia, cal hidratada ou aditivo e água). Mas em qualquer um dos dois casos, você vai precisar descobrir o volume da argamassa que será necessário.

Para isso, basta multiplicar a (Altura x Comprimento da parede x Espessura da argamassa).

Não esqueça de descontar as áreas do teto, portas e janelas. Assim, se optar por comprar a argamassa pronta, é só dividir o volume da argamassa pelo rendimento recomendado pela fabricante para descobrir a quantidade que deve comprar.

Mas, se você optou por fazer a argamassa na obra, depois de descobrir o volume, precisará escolher o traço para saber o rendimento (a quantidade de cimento, areia, cal ou aditivo para produzir 1 m³). Depois, é só multiplicar o rendimento pelo volume da argamassa para descobrir quanto comprar de cada material.

Normas Técnicas de argamassa

Para a aplicação correta de revestimentos de argamassa, é recomendado seguir algumas normas técnicas. São 3 as mais utilizadas:


  • NBR 7200 (Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento).

  • NBR 13749 (Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação).

  • NBR 13530 (Revestimentos de paredes e tetos de argamassas inorgânicas).

Em nosso próximo post iremos falar sobre reboco interno utilizando gesso.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page