top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanillo Bettoni

Os Projetos Complementares são obrigatórios ou posso só fazer o Arquitetônico?



A pergunta que não quer calar! hehe...


Por falta de informação ou querendo economizar na obra, muitas pessoas contratam apenas o Projeto Arquitetônico (falei sobre ele aqui nesse post: Clica Aqui) para construir suas casas.


Mas poucos sabem que os Projetos Complementares são essenciais para garantir a segurança, a economia de recursos humanos e materiais além da qualidade da construção. Ou seja, não são um gasto a mais e sim um investimento necessário para que lá na frente tudo ocorra dentro do planejamento, sem imprevistos ou erros de obra.


Conhecendo um pouco mais sobre cada um desses Projetos :

PROJETO ESTRUTURAL: O Projeto Estrutural tem como objetivo o dimensionamento, detalhamento e verificação de elementos estruturais como vigas, lajes, pilares, fundações e outros.


Em termos simples, esse Projeto irá garantir que a sua casa no futuro não irá afundar no solo, ter problemas de rachaduras, trincas ou até de lajes caírem. Além de claro, otimizar o tempo da obra e gerar economia máximo no uso de materiais.


PROJETO ELÉTRICO:

O Projeto Elétrico é a representação escrita e detalhada das instalações elétricas de uma construção. Baseado nas necessidades do cliente e normas vigentes, nele listamos e determinamos onde estarão todos os pontos de tomada e iluminação, trajeto dos conduítes e outros itens relevantes para a distribuição de energia.


Esse Projeto trás ao cliente inúmeras vantagens, mas para não me estender por aqui listo apenas duas: - Segurança, pois reduz as chances de curtos circuitos e sobrecargas no sistema. - Diminuição dos custos, já que todas as partes do circuito são pensadas de acordo com cada necessidade sem sofrer alterações e desperdícios durante a execução.


PROJETO HIDRÁULICO:

O Projeto Hidráulico é um conjunto de documentos técnicos que descrevem e especificam tudo sobre o sistema hidráulico da obra. Esse projeto é fundamental para garantir a segurança, a eficiência e a funcionalidade do sistema de abastecimento de água potável, esgoto e águas pluviais.


Diversos problemas podem surgir por não investir no Projeto Hidráulico. De erros na montagem na tubulação até perfurações de canos em reformas futuras. 

Portanto esse projeto prevê as especificações da canalização, com suas dimensões necessárias e suas localizações.


Espero que tenham gostado. Dúvidas é só nos procurar, teremos o maior prazer em atendê-los.

Siga nosso Instagram 👇🏻




35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page