top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanillo Bettoni

COBOGÓ: Um elemento bonito e funcional para sua obra

Cobogó, você sabe o que é? Qual sua função? Já pensou em utilizá-lo na sua obra?


Vamos começar com algumas curiosidades: O Cobogó é um elemento típico do Brasil, surgiu no Recife em meados de 1920. As primeiras sílabas dos sobrenomes dos criadores, engenheiros pernambucanos que buscavam algum tipo de tijolo vazado para cobrir fachadas permitindo a entrada de ar e redução de calor, deram origem ao nome: Amadei Coimbra (CO), Ernest Boeckman (BO) e Antônio de Góis (GÓ).


Aos poucos ele foi ganhando espaço e em 1950 de fato se popularizou e se tornou o queridinho em muitas residências e estabelecimentos. Inicialmente os Cobogós foram desenvolvidos em cimento, mas após se tornarem populares, começaram a ser fabricado em diversos materiais como: cerâmica, argila, porcelana e vidro.


Após anos em desuso, atualmente ele voltou com força. A principal vantagem do cobogó é que ele permite que a luminosidade passe para os ambientes da casa, além disso, seus desenhos, hoje variados, criam ambientes bonitos e charmosos tanto na decoração de casas mais sofisticadas como casas simples.


Se lá na década de 50 o cobogó se popularizou nas fachadas, hoje ele é utilizado em praticamente qualquer cômodo de uma casa.


Vamos deixar aqui para vocês algumas inspirações, espero que gostem:



 

Siga nosso Instagram 👇🏻

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page